What the fuck does WTF mean?
Oi, pessoal! Hoje é um dia de novidades para o OPP (oficialmente conhecido como “Obrigado Pelos Peixes”), pois temos gente nova escrevendo – eu, no caso – e com isso, teremos mais conteúdo semanal para vocês! 😀
Aí vocês perguntam “Quem é você? Sobre o que vai falar? Aonde vamos almoçar?” e eu respondo: Meu nome é Danilo, aparentemente sou uma pessoa com tempo livre, gosto de cinema como todo mundo que lê e escreve por aqui e vou falar basicamente sobre filmes legais que assisti recentemente (não que sejam necessariamente novos). E se você entendeu a terceira pergunta, eu já gosto de você. 😉
Ah, e vou tentar escrever tudo sem spoilers porque ninguém é obrigado.
Hoje vou falar sobre o filme “Heróis de Ressaca” (The World’s End, lançado em 2013). É um filme de comédia e ficção científica que se ambienta no Reino Unido, trata de temas como amizade, cerveja, fim do mundo e possui um ótimo elenco.
Gary King (personagem de Simon Pegg) começa nos contando como era sua adolescência no início dos anos 90 e como o mundo prometia ser um lugar incrível com o final da escola para ele e seus amigos Andy (Nick Frost), Steven (Paddy Considine), Peter (Eddie Marsan) e Oliver (Martin Freeman). Então, sentindo-se nostálgico, Gary resolve se encontrar com todos eles para realizarem a “Milha de Ouro”, um percurso que passa pelos 12 bares da sua antiga cidade, o qual eles nunca conseguiram completar por motivos de serem juvenis demais pro rolê.
Quando eles finalmente se juntam num bar e começam a discutir o rumo que suas vidas tomaram, principalmente a de Gary que parece não ter saído do lugar, percebem que nada daquilo faz
sentido: eles não têm mais idade ou disposição pra sair bebendo loucamente, a cidade mudou e quase ninguém os reconhece, mostrando que eles não eram os adolescentes incríveis e amados que achavam que eram. Mas Gary se recusa a aceitar isso e diz que eles devem continuar com o percurso.
Lá pela meia hora de filme você imagina que vai começar um drama familiar, ainda mais quando os amigos do eterno adolescente começam a decidir a ir embora, porém mal sabiam eles que Gary estava lidando com um problema maior no banheiro do bar e que este problema era só uma amostra do que eles enfrentariam até o restante do filme. E é aqui que o filme começa a ficar legal.
Existe um segredo sobre a cidade e a partir daqui as coisas começam a se revelar e todos passam a entender porque os moradores estão agindo meio estranho e praticamente ignorando a presença dos cinco amigos.
Infelizmente, qualquer coisa a mais que eu contar sobre o enredo pode estragar o filme, mas eis aqui outros motivos pelos quais você deveria assistir Heróis de Ressaca: Este é o terceiro filme da chamada “Trilogia de Sangue e Sorvete”, uma parceria entre o diretor Edgar Wright e os atores Simon Pegg e Nick Frost. O nome vem do fato dos três filmes apresentarem em algum momento esses dois elementos. Apesar de não ser uma sequência da mesma história e dos mesmos personagens, os filmes Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, 2004), Chumbo Grosso (Hot Fuzz, 2007) e Heróis de Ressaca têm muita coisa em comum. Mas tudo bem assistir fora da cronologia.
Edgar Wright é um diretor fenomenal que sabe como fazer filmes de comédia e orquestrar cenas que normalmente seriam irrelevantes e passariam despercebidas como alguém abrindo a porta de um carro ou um barman enchendo uma caneca de chopp. Deixo aqui o link de um vídeo com legendas em português sobre a comédia visual de Wright.
Por último mas não menos importante: sutilezas e foreshadowings. Foreshadowing nada mais é que uma pista dentro do próprio filme para o que vai acontecer minutos à frente na história. Elementos no cenário e diálogos podem dar dicas valiosas do que você está prestes a ver, porém sem apelar para a obviedade. Neste filme, por exemplo, o primeiro bar para onde os cinco amigos vão é o The First Post (O Primeiro Posto). Já o último… bom, é esse bar que dá o nome original do filme, então vocês podem ter uma ideia do que acontece.
E é aqui que eu encerro meu primeiro post. Espero que vocês tenham gostado e, se tiverem algum comentário ou indicação, é só deixar aí embaixo.
Até mais!
———
Danilo Fernandes é estudante de jornalismo, faz um monte de coisa na internet e está tentando zerar sua lista com mais de 300 filmes.
Leave a Comment