Estudantes vão começar a entender as complexidades da música tema da série Doctor Who como parte de um projeto da BBC para envolver as crianças com música clássica.

A impressionante composição de Delia Derbyshire é apenas uma das obras apresentadas na temporada de Ten Pieces deste ano.

O tema juntou-se a Rhapsody in Blue, de Gershwin, e um trabalho recém-encomendado pelo compositor Hans Zimmer.

O objetivo dessa temporada é ilustrar que a música clássica é uma “forma de arte viva e em constante evolução”.

As 10 obras escolhidas abrangem todas as eras da música clássica, baseadas em torno do tema “pioneiros”.

Entre os compositores apresentados estão Florence Price, que foi a primeira mulher afro-americana a ser reconhecida como compositora sinfônica; e o músico polonês Grażyna Bacewicz, que escreveu música desafiadora e subversiva em uma Varsóvia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial.

Os 10 trabalhos escolhidos de Ten Pieces deste ano são:

  1. Hans Zimmer – Earth
  2. George Gershwin – Rhapsody in Blue
  3. Ravi Shankar – Symphony, Finale
  4. Delia Derbyshire – Doctor Who Theme
  5. Antonio Vivaldi – Winter from The Four Seasons
  6. Grażyna Bacewicz – Overture
  7. Steve Reich – Music for 18 Musicians
  8. Heitor Villa-Lobos – Bachianas brasileiras No 2, Little Train of the Caipira (finale)
  9. Florence Price – Symphony No. 1 in E Minor (3rd movement)
  10. Johannes Brahms – Hungarian Dance No 5

Zimmer, cujos filmes incluem O Rei Leão, True Romance, O Cavaleiro das Trevas e Gladiador, está escrevendo um novo tema para a temporada – em reconhecimento ao fato de que, a primeira exposição da maioria das pessoas à música clássica é no cinema.

“Estou honrado por ter sido convidado a criar uma peça para a série BBC Ten Pieces Trailblazers, disse ele.

“No coração da minha nova peça, a Terra é o som de vozes jovens que sustentam a música. Tendo como pano de fundo nosso magnífico e precioso planeta, espero que seja o trampolim perfeito para inspirar a criatividade nas salas de aula em todo o Reino Unido.”

Desde o seu lançamento em 2014, o projeto Ten Pieces foi feito em mais de 10.000 escolas, alcançando cinco milhões de pessoas em todo o Reino Unido.

A nova temporada, como as anteriores, culminará em um concerto no BBC Proms, onde crianças que estudaram os trabalhos em sala de aula poderão vê-las interpretadas por uma orquestra ao vivo.

COMO O TEMA DE DOCTOR WHO MUDOU A MÚSICA

O tema de Doctor Who é a  Bohemian Rhapsody da TV – inovadora, audaciosa e infinitamente reproduzida por amadores e profissionais.

A música em si foi escrita por Ron Grainer, mas foi Delia Derbyshire quem tomou suas notas e criou um arranjo futurista e sobrenatural.

Era 1963, Derbyshire e seu assistente, Dick Mills, não tinham acesso a nada como um sintetizador. Em vez disso, criaram meticulosamente cada nota cortando e juntando pedaços de fita analógica, acelerando-os e reduzindo-os.

A famosa linha de baixo era uma gravação de uma única corda depenada, cujo tom era alterado por algo chamado “wobbulator“.

Para isso, ela colocou um ruído branco e tons estranhos de teste , fazendo parecer que a música tinha sido transmitida de outra dimensão.

A história diz que quando Derbyshire tocou a música para Grainer, ele perguntou: “Eu escrevi isso?” Ao que ela respondeu: “A maior parte”.

Ao longo dos anos, a música foi ajustada, beliscada, enfeitada e orquestrada – mas nunca perdeu a essência da criação original de Derbyshire.

E enquanto a política da BBC ditava que Grainer recebia todo o crédito pela música (ele se opôs vigorosamente), Derbyshire passou a ser reconhecida como um pioneira da música eletrônica e da manipulação sonora e teve uma homenagem póstuma.

Artistas como Aphex Twin, Orbital e The KLF a chamaram de influência, enquanto suas técnicas foram emprestadas por todos, desde os Beatles até Pink Floyd.

 

Vi na BBC.

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.