As 10 super heroínas e personagens da TV que você precisa conhecer
Hoje é um dia muito especial para nós mulheres. Um dia que marca uma luta que continua até hoje, mesmo alguns dizendo que não. É um dia para lembrarmos tudo o que outras já lutaram e continuar a caminhada. Talvez com o tempo venha a ser um dia para comemorar, mas ainda tem bastante chão pela frente.
Ao longo dos anos eu fui estudando cada vez mais sobre o feminismo e a forma como nós somos representadas pela grande mídia, seja nos quadrinhos, na TV ou nos games. E há quem diga que isso é frescura, que o machismo não existe, mas isso é algo que, nessa altura do campeonato, só não vê quem prefere ficar na bolha de privilégio e fingir que nada acontece. Eu confesso que até entendo um pouco a resistência em relação ao assunto. Depois que você passa esse “portal” e abre os olhos, as coisas ficam mais difíceis de aceitar e até sair na rua pode gerar um estresse no seu dia.
Ser mulher não é fácil, mesmo, mas é uma delícia <3 e poder entender mais sobre nós mesmas e nossos direitos, é algo melhor ainda.
Para homenagear nós, mulheres, separei algumas personagens que são super badass e merecem um cantinho no seu coração. Inspire-se nelas!
10 – Ilana Glazer e Abbi Jacobson (Broad City)
É uma série feita por mulheres, sobre duas amigas com 20 e poucos anos tentando descobrir o que querem da vida. Enquanto as mulheres nas sitcons muitas vezes são retratadas como a “voz da razão” ou o antagonismo dos seus personagens masculinos, Abbi e Ilana ousam serem irracionais, irresponsáveis e vivem tentando limpar a própria bagunça de um jeito divertido, encorajadas a explorar sua sexualidade, celebrando cada pequena vitória que é tentar descobrir uma carreira nessa idade. Além de celebrar uma grande amizade entre duas mulheres, ao invés da rivalidade que a mídia tanto incentiva.
9 – Orange Is The New Black
Aqui fica difícil escolher só uma personagem. A série retrata todos os tipos de mulheres, negras, brancas, gordas, lésbicas, magras, com problemas psicológicos e distúrbios. Tudo isso de uma forma real e divertida (com aquela pitada de drama às vezes). Apenas assistam que é muito maravilhosa!
8 – Carol Danvers (Capitã Marvel)
O primeiro filme da Carol Danvers será lançado em breve e Brie Larson dará vida a heroína nas telas. Conhecida também como Miss Marvel, a personagem é uma das mais poderosas e representativas da Marvel. Lutou contra o alcoolismo, passou por abusos do pai na infância e além de ser cautelosa nos relacionamentos, é genial em sua carreira. Ao abandonar a vida militar nos anos 70, foi escrever uma revista feminista e teve uma obra de ficção cientifica publicada, além de ter trabalhado para a inteligencia militar e para NASA.
7 – Orphan Black (Tatiana Maslany e as clones da série)
Com mais de 9 personagens diferente, cada uma com seu sotaque e jeito, Tatiana Maslany traz uma atuação brilhante à série, que mostra diversas facetas do Clube dos Clones. A série acompanha Sarah Manning, uma mulher que descobre ser parte de um programa de clonagem e tem de trabalhar com suas “irmãs” de DNA artificial para descobrir a verdade por trás de sua existência. Cada uma tem uma característica única e fica bem difícil escolher a preferida.
6 – Annalise Keating (How To Get Away With Murder)
Gente, é a Viola Davis e eu acho que não precisa de muita explicação aqui. Essa mulher é absurdamente foda e, mais do que descobrir quem está por trás de todos os assassinatos que rolam na série, é você tentar descobrir quem é Annalise Keating, essa mulher tão poderosa, odiada e admirada ao mesmo tempo.
5 – Mulher Maravilha
Eu até escrevi errado e tinha colocado Mulher Maravilhosa, porque né? Essa merece. Com o filme para estrear em breve no cinema, a personagem foi uma pioneira feminista nos quadrinhos, lá em 1941, sendo considerada um dos maiores ícones pop do sexo feminino até hoje. Ainda existem controvérsias sobre isso, mas o fato é que ela representou as heroínas femininas nos quadrinhos quando só se ouvia falar de Batman e Superman, abrindo o caminho para a representatividade da mulher nas HQs.
4 – Gillian Anderson (The Fall)
Gillian Anderson protagoniza o thriller dando vida a uma detetive da polícia que investiga um caso de um assassino em série. A medida que os episódios vão passando, podemos conhecer melhor a personagem e como ela lida com o papel de uma mulher com autoridade em um ambiente majoritariamente masculino.
3 – Rebecca Bunch (Crazy Ex-Girlfriend)
Eu sou suspeita pra falar da Rachel Bloom, criadora e atriz principal de Crazy Ex-Girlfriend. Como eu já falei aqui no blog sobre, não se engane pelo título. Apesar de todas as maluquices da Rebecca, a série é cheia de sátiras e críticas sensacionais.
2 – Thor (Jane Foster)
Não tem como negar a importância de uma Thor mulher. O grande fuzuê que foi o anúncio de que o personagem antes masculino seria uma mulher, foi uma das mudanças mais radicais da Marvel nos últimos tempos. Jane não é uma ajudante do herói, ela é uma versão feminina dele, com os mesmos poderes. Ela é a Deusa do Trovão e não vai ter chororô que vai fazer isso mudar.
1 – Jessica Jones
Olha, confesso que Jessica Jones é uma das minhas favoritas. Falei bastante sobre ela e seu relacionamento com o Kilgrave aqui. Diferente de todos os heróis vistos até então, Jessica é uma anti-heroína, com super força, resistência e outros poderes, que luta contra um vilão extremamente abusivo e com seus próprios problemas pessoais.
+ bônus
Trillian – O Guia do Mochileiro das Galáxias
Apesar das controvérsias, que eu ainda vou falar por aqui, Tricia McMillan, ou Trillian, é a uma das personagens mais inteligentes dentre os principais personagens do Guia do Mochileiro das Galáxias, com diplomas em astrofísica e matemática.
E aí, o que acharam? Quem acham que faltou e quais são suas favoritas?
Conta pra gente aí nos comentários, no Twitter ou lá na página.
Leave a Comment