Swordplay, um esporte pra quem curte fantasia medieval.
Olá galerinha leitora do OPP, hoje eu venho falar sobre um esporte que eu pratico faz dois anos, o Swordplay.
– Mas Renan, o que diabos é “Swordplay”?
O que é o Swordplay
A definição mais básica para o Swordplay é: “Encenação de batalhas medievais usando armas de boffering (espuma)”. Obviamente o Swordplay é muito mais que isso, mais que um esporte, pra muitas pessoas um estilo de vida. Utilizando-se de replicas de armas medievais, que são feitas com materiais que não machucam ao contato, os participantes lutam em batalhas com variadas regras.
As armas
Variando desde espadas, passando por lanças, manguais, escudos, alabardas e indo até arcos e flechas e armas exóticas. Feitas de materiais que não machucam, as mais básicas costumam ter sua base e empunhadura feitas de cano de pvc, coberto na lamina por espuma P.I. (material relativamente facil de encontrar e que atende as demandas de segurança e confecção das armas), possuindo EVA (aquele mesmo de papelaria, só que mais grosso) para o pomo e a guarda, e a empunhadura sendo coberta por courino ou fita isolante.
O Swordplay no Brasil
Começou com alguns amigos em varias partes do país se juntando, confeccionando as próprias armas e treinando, hoje o swordplay esta presente em inúmeras cidades brasileiras, em todos os estados, como exemplo o meu grupo, a Falkisgate, que esta em 8 cidades diferentes. A foto acima é de um evento que ocorre todo ano chamado de EPS (Encontro Paulista de Swordplay) onde pessoas do Brasil inteiro se encontram para uma épica batalha de proporções gigantes (aprox. 400 participantes divididos em 2 times).
A Falkisgate
Criada em 2006, começou com um pequeno grupo de amigos e hoje já conta com mais de 200 membros divididos em 8 ordens em dois estados. Fundada por Raul Spigolon Ferreira (Esquilo), junto de mais alguns cavaleiros, começaram treinando com armas que eles mesmo construíram, com o passar do tempo o grupo foi crescendo, ganhando um caráter mais serio e sempre desenvolvendo armas com materiais novos e melhores.
Pra quem se interessar e quiser saber mais o link do grupo da Falkisgate no facebook: Falkisgate
e uma lista com os grupos que existem atualmente no Brasil: Lista
Leave a Comment