Mundo das Trevas – RPG de Mesa
Boa tarde, galera! Com vocês o mais novo colunista, Renan Ruiz, mais conhecido pelas terras da internet como RenanWild, gamer desde que me lembro como gente, jogador de RPG há 4 anos e mestre há 3.
Bom, sem mais delongas, trago pra vocês um pouco sobre o livro “Mundo das Trevas”.
Mundo das Trevas (no original World of Darkness, abreviado WoD) é o nome dado a dois cenários de RPG, lançados pela WhiteWolf, sendo um o antigo mundo das trevas (WoD) e o novo mundo das trevas (nWoD). Estes cenários são focados em histórias de terror pessoal, com enfoque na interpretação de personagens, por isso também são conhecidos como “Storyteller” e “Storytelling”, respectivamente.
O cenário também possui vários livros separados do principal, cada um mais especifico para criaturas que vivem nesse universo, sendo os mais conhecidos o Vampiro (a Mascara e o Réquiem, o primeiro do WoD e o segundo do nWoD), o Lobisomem (o Apocalipse e os Destituídos) e o Mago (a Ascensão e o Despertar).
As histórias desse universo costumam passar-se em tempos contemporâneos e em grandes cidades, pois assim se cria uma atmosfera muito interessante, e a possibilidade de ótimos enredos que se encaixam com o estilo das regras e narrativas apresentadas no livro
O sistema de jogo se baseia em paradas de dados utilizando d10, onde todos 8, 9 ou 10 são sucessos, e o numero de sucessos determina o resultado do teste, a ficha é bem simples e fácil de se fazer, pois como já disse o jogo tem grande enfoque em interpretação.
A ficha é dividida em 4 partes principais:
Cabeçalho: é onde estão as informações do personagem (nome, facção e etc.)
Atributos: divididos por colunas, sendo estas mentais, físicas e sociais e por linhas, sendo estas poder, refinamento e resistencia
Habilidades: seriam como pericias, dividido também por colunas, igual aos atributos.
Outras características: possui informações como as vantagens do personagem, sua moralidade, sua vitalidade, seus pontos de força de vontade e etc.
Para aqueles que desejam jogar o Tio Nitro fez um resumo geral das regras básicas para se começar a jogar, apesar de eu fortemente recomendar a aquisição do livro, pois o livro não trata só de regras, mas também de historias, criação de npcs, ajuda ao mestre e etc. alem de ser uma leitura formidável, considerando que o livro é cheio de historias e cenas para ambientar o sistema.
Download do resumo das regras:
[…] versão “simplificada” do novo Mundo das Trevas (resumo e um pouco mais sobre o sistema clique aqui). Porque versão simplificada? Pois eu não uso o sistema de batalha completo do livro, nem algumas […]