Chá – Douglas Adams
Para estrear a coluna “O Peixe Babel”
A coluna do Peixe Babel irá trazer textos escritos por Douglas Adams ao longo de sua vida, sejam artigos, entrevistas ou pequenas anotações.
Chá
Um ou dois americanos me perguntaram por que os ingleses gostam tanto de chá, já que para eles nunca pareceu ser uma bebida muito boa. Para entender, deve-se prepará-lo de maneira adequada.
Há um princípio muito simples para o preparo do chá, e é o seguinte – para se conseguir o sabor peculiar do chá, a água precisa estar fervENDO (não fervIDA) quando ela atingir as folhas do chá. Se estiver apenas quente, então o chá ficará insípido. É por isso que nós ingleses temos esses rituais peculiares, como aquecer o bule primeiro (para que a água fervente não esfrie rapidamente conforme é despejada no bule). E é por isso que o hábito americano de se trazer à mesa uma xícara de chá, um saquinho de chá, e um recipiente de água quente é simplesmente a forma perfeita de se fazer uma xícara de chá aguada, pálida e rala, que ninguém em sã consciência ficaria com vontade de beber. Os americanos ficam todos abismados com o fato de os ingleses fazerem tanto caso por conta de uma xícara chá porque a maioria dos americanos NUNCA BEBEU UMA BOA XÍCARA DE CHÁ. É por isso que eles não entendem. Na verdade, a essência da questão é que a maior parte dos ingleses não sabe mais como fazer chá também, e a maioria das pessoas bebem café instantâneo barato ao invés disso, o que é uma pena, e dá aos americanos a impressão de que os ingleses basicamente não têm ideia do que são estimulantes quentes.
Então o melhor conselho que posso oferecer a um americano recém-chegado à Inglaterra é o seguinte: Vá ao Marks and Spencer e compre um pacote de chá Earl Grey. Volte para onde você está hospedado e ferva uma chaleira de água. Enquanto ela está esquentando, abra o pacote que está selado e dê uma bela fungada. Cuidado – você pode se sentir meio tonto, mas isso é na verdade perfeitamente legal. Quando a água da chaleira tiver fervido, despeje um pouco em um bule, rodopie-o, e destampe-o novamente. Coloque dois (ou três, dependendo do tamanho do recipiente) saquinhos de chá dentro do bule. (Se eu realmente estivesse tentando levá-los ao caminho da retidão, diria para usarem folhas soltas ao invés de saquinhos, mas vamos seguir apenas passos fáceis.) Leve a chaleira para ferver de novo, e então despeje a água fervendo o mais rápido que puder no bule. Deixe repousar por dois ou três minutos, e então despeje em uma xícara. Algumas pessoas dirão que não se deve tomar leite com Earl Grey, mas apenas colocar uma fatia de limão. Danem-se. Gosto com leite. Se acha que vai gostar com leite, então é provavelmente melhor colocar um pouco de leite no fundo da xícara antes de despejar o chá.* Se despejar o leite dentro da xícara de chá quente, vai escaldá-lo. Se acha que vai preferir com uma fatia de limão, então, bem, acrescente uma fatia de limão.
Beba. Depois de algum tempo você começará a achar que aquele lugar para o qual veio talvez não seja tão estranho e maluco afinal de contas.
*Isto é socialmente incorreto. A maneira socialmente correta de se despejar o chá é colocando o leite depois do chá. Tradicionalmente, estar correto socialmente não tem nada a ver com razão, lógica, ou física. Na verdade, na Inglaterra é geralmente considerado socialmente incorreto saber das coisas ou pensar nelas. É importante ter isso em mente quando fizer uma visita.
Leave a Comment